A indiferente solidão de todas as coisas


Neste momento caótico, é importante sinalar que a volta ao teatro, marca uma experiência temporal, como num rito de passagem, onde passado/presente se corporifica em ato, se faz futuro, AQUI/AGORA, algo emerge através deste dispositivo cênico, que estou denominando de dramaturgia de Alta Tensão, como todo circuito elétrico está sujeito a curtos, é preciso prudência, para que o corpo seja atravessado por fluxos que o mobilizem a um nível de potência, sem exceder o limite, sem trans/bordar além do devido. Mas, qual é o limite?
“A indiferente solidão de todas as coisas” é uma peça-labirinto, que através de um jogo de palavras e sons, instaura uma paisagem sonora, uma cacofonia, uma celeuma que compõe uma espécie de poética do esquecimento. A dramaturgia é construída a partir de fragmentos, onde os fluxos narrativos não seguem uma ordem linear, não se encerram em síntese ou conclusão; ao decorrer sobre temas como pertencimento, tempo e solidão, a obra permite uma reflexão sobre o devir da existência, problematizando a linearidade, o descontínuo; o indefinível se faz presente a cada instante, mobilizando o espectador a produzir a sua própria singularidade em relação com a peça.
Sinopse: Depois de abrir uma porta alguém deseja sair e sai. Quero dizer, percorrer uma distância não é somente ir de um lugar a outro. Correr o risco não é seguir sempre numa linha reta. Aqui, agora, algo começou. É um (pre)texto. Eu preciso lhe dizer algo importante que vai ocupar todo o seu tempo.
(João Mario é artista das artes cênicas, transita entre o teatro e a performance, desenvolve uma dramaturgia biográfica-lírico-delirante, pesquisador interessado nos campos limítrofes da arte e do pensamento.) joaomariomonje.wixsite.com/website
Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Classificação indicativa: 16 anos
Data: 26/03/2022 – SÁBADO
Horário: 20h
Gratuito
Distribuição dos ingressos a partir de uma hora antes do espetáculo.