Sobre a AJOTE

No final do ano 2000, os fazedores de teatro da cidade de Joinville sentiram a necessidade de juntar-se num movimento que permitisse o encontro, a reflexão e uma maior visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos locais. É realizado o Fórum Permanente de Teatro, que pretendeu servir como espaço de reflexão e canal representativo do movimento teatral junto ao poder público e as demais instâncias da sociedade.

Após um ano de funcionamento este Fórum resolveu constituir-se num órgão representativo oficial, criando a ASSOCIAÇÃO JOINVILENSE DE TEATRO, em dezembro de 2001.

Para instalar oficialmente esta associação com ações concretas, o movimento entendeu ser fundamental ainda em 2001 – denominado ano do teatro pelo governo de Joinville – organizar uma mostra pensada e realizada pelos membros da associação. Para isso, através de contatos com a Fundação Cultural, começou a utilizar um dos Galpões da Cidadela Cultural Antarctica e realizou a primeira edição da A Cena- Mostra da Associação de Teatro de Joinville. A Cena, no seu percurso de 12 edições e vem amadurecendo, conta hoje com uma curadoria externa e se realiza de forma bienal.
Além, deste evento bienal da cidade, conta-se ainda, com o Verão Teatral da Ajote, que são espetáculos apresentados nos meses de fevereiro e março para fomentar a programação cultural da cidade.
Outro projeto importante da Associação é a Cena ABERTA, que insere pesquisa, experimentação, coletividade dos associados com leituras dramáticas, seminários, oficinas, palestras. Convida-se artistas de vários lugares e linguagens para ministrar, discutir e contextualizar o fazer/ofício do artista, a cultura brasileira para vários setores culturais da cidade.

Um marco aconteceu no dia 06 de julho de 2007, a Associação ganha o título de Utilidade Pública Municipal.

A AJOTE conta hoje com 13 grupos associados mais um artista independente. Mantém um espaço cultural nomeado o Galpão de Teatro Ajote e, nos seus 15 anos de atuação, já atingiu mais de 150 mil pessoas com seus projetos.

A atual diretoria é formada por:

  • Samira Sinara (Cia.VAi!) – Presidente(a): (47) 9201-1832
  • Luciano Himmer (Circo Lúdico) – Vice Presidente: (47) 9188-0078
  • Henrique Schlickmann (Grupo de Teatro Canto do Povo) – 1ª Secretário: (47) 96811421
  • Marlon Zé (Cia.VAi!/Grupo de Teatro Canto do Povo) – 2ª Secretário: (47) 9273-8774
  • Cassio Correia (Essaé Cia) – 1ª Tesoureiro: (47) 9956-0170
  • Bia Alvarez (Mero Acidente!) – 2º Tesoureira: (47) 9631-3288

Conselho Fiscal:

  • João Felipe Muciollo (Ícaro Teatro)
  • Manoella Carolina Rego (Coletivo Toca de Artes)
  • Samuel Kühn- Presidente (Rústico Teatral)